O segundo Projecto de Reabilitação de Infraestruturas de Apoio a Segurança Alimentar (Priasa II) dá continuidade aos investimentos na promoção da segurança alimentar e redução da pobreza rural em São Tomé e Príncipe, iniciados em 2011.
O objetivo do projecto é melhorar a qualidade e disponibilidade de produtos agrícolas e pesqueiros no mercado local, através do reforço de capacidade institucional e modernização das infraestruturas agrícolas e pesqueiras.
13.000 beneficiários directos, sendo mais de 50% mulheres.
O projecto investe na reabilitação de infraestruturas agrícolas (pistas rurais, sistemas de irrigação, mercados) e reforço de capacidade institucional dos actores envolvidos na produção, para favorecer o aumento da produção agrícola e melhorar as condições de habitação, nutrição, organização das comunidades e acesso ao mercado das populações rurais. | No domínio das pescas, investe na modernização dos pontos de desembarque de pesca artesanal (São Paulo, Neves, Sto António de Príncipe, Santana), construção de mercados para comércio de pescado, reabilitação de laboratório de controlo de qualidade do pescado, promoção da segurança no mar e a profissionalização das associações de pescadores e vendedores de peixe. |
Aposta renovada na segurança alimentarO Priasa II tem a duração de 5 anos (2016-2020) e é financiado em USD 21 milhões pelo Fundo Africano de Desenvolvimento (FAD) do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Fundo para os Países Menos Avançados (LDCF) do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF) e o Tosouro Públlico do Governo de São Tomé e Príncipe.
UC 11,5 milhões - FAD/BAD [desembolsos]
UC 2,0 milhões - Governo de São Tomé e Príncipe
USD 3,5 milhões -LDCF/GEF